Já não é de hoje que percebo que a ausência de boas músicas e, principalmente, de bons letristas afeta a qualidade sonora de nosso imenso "Brasilzão de meu Deus". Se fosse apenas eu - um reles mortal que tem por hobby arranhar alguns acordes no violão - que percebesse a grande falta de composições de qualidade "para animar a festa", tudo estaria em ordem. Porém, a elite que se diz intelectual e também, por incrível que pareça, a mídia estão sentindo que alguma coisa está errada.
Uma coisa que tomo por referência que a mídia está se sentindo incomodada são pelas músicas-tema das últimas novelas das 20hs da Globo. Vamos começar da mais recente, Duas Caras, para a mais antiga, Páginas da Vida (até porque eu detesto novela e não sei a ordem cronológica delas até Pedra sobre pedra, rsrs). A música que abre a novela Duas Caras (novembro de 2007), como tudo o mundo sabe, por mais que não a assista - ela sempre toca no mesmo horário em alguma televisão próxima de você -, é E Vamos à Luta, de Gonzaguinha. Até então tudo certo. Um grande compositor e exímio letrista ter uma música como tema de uma novela de grande alcance como a das 20hs é mais do que normal e esperado. Tudo seria perfeito se a música não fosse datada de 1980!!! POR QUE CARGAS D'ÁGUA BOTAR UMA MÚSICA DE 28 ANOS ATRÁS PARA ABRIR A NOVELA?!?!?! A música, claro, tem seu mérito: percorreu quase três décadas porque de fato é de qualidade e merece o seu status. Mas a questão não é essa. Cadê as bandas contemporâneas???? Cadê os grandes poetas fazendo trabalhos novos e originais com grandes compositores???? Pois, bem. Mais uma. A novela anterior a essa foi Paraíso Tropical (março de 2007). Sua música foi Sábado em Copacabana, de Dorival Caymmi. Novamente, muito bem, ótima escolha. Seria perfeito se a música não tivesse longos e dourados 52 anos!!! Séra que ninguém, nesse curto período, não conseguiu escrever nenhuma outra música que retratasse de maneira satisfatória o calçadão, as mulheres e a praia mais conhecidos do Brasil?!?! OK, mais uma. A antecessora a essa novela foi Páginas da Vida (julho de 2006). Sua música foi Wave, do maestro Jobim. Maravilha! Um instrumental que beira a perfeição. De quantos anos atrás? 41. Pois é. Mais uma vez me pergunto cá com meus indignados botões: cadê os novos compositores, letristas e arranjadores?
Bom, de certa forma até entendo que ficaria um pouco complicado e incômodo ter como música-tema algo que diz Chiclete pra grudar no seu ouvido / Chiclete pra tocar no coração, ou ainda Eu vou pro baile procurar o meu negão / Vou subir no palco ao som do tamborzão e assim continua ... O Brasil precisa urgentemente de novos compositores e poetas. Todos sabem que eles não são duendes e aparecem apenas quando alguém utiliza algum tipo de entorpecente. Eles existem!!! De fato!!! Acredite!!! Mas o que eles precisam é de um pouco mais de atenção do público que realmente sente falta de algo de qualidade e de exposição na malvada e interesseira mídia para sair do underground e animar as nossas festas. Quem sabe um dia, talvez, até eu me sente de frente para tv para assistir alguma novela porque a música me chamou atenção? Eu acredito na rapaziada.
__________________________________________________________
Já que estou falando de qualidade músical, queria mudar um pouco de cenário.
Ah!, o carnaval. A festa maior do povo brasileiro. Sofrido, amargurado, que rala um ano inteiro pensando naqueles quatro dias de festa profana. Pois, bem. As escolas de samba têm um histórico de levarem ao sambódromo temas complexos e superinteressantes sobre história, lendas, grandes personagens, política, sorvete ... SORVETE??? É verdade. Nesse carnaval as escolas de samba do Tucuruvi e Águia de Ouro, ambas de São Paulo, resolveram falar de sorverte.
Bom, acho que não preciso fazer nenhum comentário. Vou apenas colcar um trecho dos sambas enredo desses ilustríssimas G.R.E.S:
Tucuruvi: Delícia chinesa/ Do Oriente essa iguaria se espalhou / Entre povos e culturas / Neve e mel com frutas, têm valor.
Águia de Ouro: Vem sentir um frescor / Que é de arrepiar / Simples toque de magia / Que vai te refrescar / Que maravilha!
Que maravilha ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Fantastico. E eu também acredito na rapaziada. Grande abraço meu amigo.
Adoreiiii Daniel
n sabia q vc escrevia bem assim :)
larga publicidade e bora pra jornalismo moço hehe
mt válidas suas críticas
infelizmente a superficialidade dos dias de hj n está somente na música mas em mts outras áreas (ou melhor, pessoas...)
façamos a diferença ^^
Postar um comentário